domingo, 7 de abril de 2013

Dia Mundial da Saúde (2013)

A Organização Mundial de Saúde (cujo aniversário de fundação se comemora neste dia 07 de Abril) define SAÚDE como um estado não só de ausência de doença mas sim de BEM-ESTAR FÍSICO, PSICOLÓGICO E SOCIAL.

Assim "ter saúde" prevê:
  • um corpo saudável;
  • uma percepção de bem-estar psicológico e emocional;
  • um sentimento de bem-estar na relação com os outros e com os contextos da vida quotidiana.
Assim, não basta a ausência de doença (física) para que alguém tenha saúde. É preciso encarar a saúde e cada pessoa como um ser holístico e, por isso, se as relações com os outros, as emoções, os projectos de vida não trazem satisfação ou surgem como obstáculos, importa cuidar deles, recuperá-los, mudá-los, transformá-los de forma que este conceito sistémico de saúde esteja progressivamente mais próximo de cada um de nós.
Ser saudável é então ser capaz de concretizar e superar objectivos e projectos de vida, nas várias facetas que esta inclui.

Esta definição da OMS chamou a atenção, em primeiro lugar, para a relevência de um leque de profissionais e áreas ciéntíficas não só ligadas à medicina, mas também à higiene, à saúde publica, à saúde mental e ao clima social. Em segundo lugar, enfatizou o papel da sociedade, da cultura e da economia no bem-estar (vs. ausência de saúde) dos indivíduos. Além disso, esta definição aponta também para a prevenção nas diversas àreas e não apenas para o tratamento ou a cura de problemas de qualquer ordem.
Cuidar da saúde de "nós" e dos "nossos" é mais do que tratar as doenças físicas e as dores do corpo. Cuidar da saúde é cuidar do corpo, sim", é também cuidar das emoções, dos pensamentos, dos relacionamentos com os outros e com o nosso papel social.
`É ter uma boa alimentação, fazer exercício físico, ter projectos de futuro, tirar satisfação do convívio, do trabalho, das horas vagas, das relações familiares e de nós mesmo e do nosso caminho de desenvolvimento. É tratar também "as dores" emocionais, quando existem.

DC, 07 de Abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário