terça-feira, 9 de julho de 2013

Afinal o que é uma psicoterapia - American Psychological Association

Quantas vezes nos perguntamos ou ouvimos os outros perguntarem o que é uma psicoterapia e em que é que fazer psicoterapia pode ser útil?

Neste artigo, da American Psychological Association, associação mundialmente reconhecida pelo ser rigor e relevância na prática da Psicologia Mundialmente, podem ler algumas informações importantes sobre o que é fazer terapia psicológica, para que serve e como pode ser bem sucedida.

Este artigo "chama" a nossa atenção para dois aspectos muito relevantes que habituam as nossas ideias "pré-feitas": a primeira de que a terapia é algo que o terapeuta impõe ao outro, sendo o paciente/ cliente um ser passivo; a segunda, remete para a ideia de que a terapia é para aqueles que têm doenças psicológicas, só e apenas.

Consideramos, e pessoalmente, faz-me mais sentido esta abordagem, que os pacientes são agentes activos: são eles quem melhor se conhecem e melhor saberão, com a ajuda do terapeuta, encontrar o caminho para o bem-estar.
Para além disso, a terapia não é apenas aconselhada e eficaz no tratamento de doenças psicológicas/ psiquiátricas formais. Como o artigo refere, a psicoterapia é indicada para pessoas que estão em fases do seu desenvolvimento individual e/ ou familiar consideradas difíceis de gerir, ou que sentem um mal-estar emocional e relacional que não conseguem controlar, impedir nem melhorar através dos seus esforços ou da ajuda daqueles que fazem parte da sua rede social. Nestas situações, a psicoterapia pode ser muito útil para o encontro de novas estratégias, soluções e perspectivas sobre os problemas e para o alívio desta sensação de mal-estar ou sofrimento.

Fica o link!

http://www.apa.org/helpcenter/understanding-psychotherapy.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário